Você Sabe Quais os principais tipos de manutenção para sua Academia?

porMS Assistência Técnica

Você Sabe Quais os principais tipos de manutenção para sua Academia?

O gestor de academias ou o proprietário da empresa trazem várias metas a seguir, sendo a redução racionalizada de despesas uma das mais importantes. É neste espaço que entra em cena as iniciativas para fazer uma boa manutenção dos equipamentos.
Dentro deste tema, pode-se contar com manutenções preventivas, preditivas e corretivas.
Você sabe a diferença entre elas e qual pode ser melhor para sua academia?

O que é manutenção corretiva

Este tipo de cuidado com a academia acontece depois que algum equipamento ou peça quebra ou apresenta avarias. Ou seja, a peça demanda um conserto ou substituição para que o equipamento volte a funcionar sem problemas e com segurança para o usuário da academia. De todos os tipos de manutenção, esta é a mais onerosa para a empresa, porque em geral está atrelada a altos custos de mão de obra e pode deixar seu equipamento fora de operação por mais tempo do que ocorreria com a manutenção preditiva ou a preventiva. Dependendo do tamanho da academia, a paralisação pode levar a prejuízos consideráveis, devido à interrupção do uso do equipamento até perda de clientes pouco satisfeitos com tal situação.

O que é manutenção preventiva

Este método de manutenção é baseado em um planejamento que antecede o surgimento dos problemas na academia. Ele se fundamenta na Curva de Tempo Médio para Falha ou desgaste de equipamentos, assim, permite a identificação precoce de eventuais problemas com os equipamentos. Quando sua empresa adota a manutenção preventiva, aumenta-se a eficiência dos equipamentos, porque a programação dos reparos, recondicionamentos, ajustes e trocas de peças segue um cronograma já determinado anteriormente. Isso não só diminui as surpresas recorrentes de colocação dos equipamentos fora de operação, mas também possibilita ao gestor um ótimo planejamento orçamentário.

O que é manutenção preditiva

Esta metodologia trata-se quase de uma filosofia corporativa, na qual existe o monitoramento regular das condições mecânicas e do desempenho de cada equipamento da academia. Com o emprego de determinadas testes e análise de vibração, inspeção visual simples, entre outros, o técnico será capaz de identificar problemas nos equipamento antes que se tornem mais sérios. Tal circunstância possibilitará a reparação ou a troca de peças, antes de uma situação de risco se concretize, porém desonera a academia de muitos custos no futuro, sem deixar, inclusive, que os equipamentos parem por muito tempo em sua academia.

Dentro do programa de manutenção que será adotado para sua academia, pode-se escolher apenas uma dessas metodologias ou mesclar algumas ações de duas ou de todas elas. Na verdade, por exemplo, a manutenção corretiva é inevitável na academia, porque ninguém está 100% protegido de quebras de peças, cabos que se rompam de forma inesperada. Mas com a manutenção preventiva ou a versão preditiva, esses casos diminuirão bastante gerando uma economia considerável para sua academia.

Sobre o Autor

MS Assistência Técnica administrator

Deixe uma resposta